Coordenadores de pastorais da primeira forania se reuniram pela primeira vez para uma assembleia convocada pelo vigário forâneo


Por: Equipe PasCom Bom Pastor | Pastoral da Comunicação


 Padre Gilmar Florentino juntamente com Dom Paulo Cezar

 

          Aconteceu na tarde do último sábado (12) na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, a I Assembleia de Coordenadores Paroquiais da Primeira Forania do nosso vicariato. Estavam presentes coordenadores e vice coordenadores de várias pastorais e movimentos espalhados nas oito paróquias da I Forania.

          O Frei Padre Werlen Lopes, como aflitão, fez a acolhida dos participantes, onde destacou a importância que se tenha pastorais comprometidas com vida em comunidade, não achando que uma pastoral mais importante que as outras. O Frei ainda destacou que devemos tomar cuidado, para que as pastorais não sejam totalmente dependente de seus coordenadores e que estes coordenadores não assumam uma linha ditatorial.

           Na sequência foi a vez do Padre Gilmar Florentino, vigário forâneo e pároco da Paróquia São Francisco de Assis, palestra sobre “A Importância de Ser Católico”. O sacerdote destacou que o católico é aquele que é batizado e antes de tudo um cristão que segue a Jesus Cristo, além de compreender, aceitar e viver a doutrina da Igreja Católica. Em sua fala o Padre trouxe o contexto histórico do título de católico que carregamos, assim como o significado de Igreja, utilizando o credo niceno-constantinopolitano como seu guia. Ele finalizou falando que todo católico não deve viver e nem permanecer no individualismo religioso, ainda mais os agentes pastorais, que devem ter consciência em viver em comunidade e que os coordenadores se empenhem para que dentro das paróquias acha a chamada “pastoral de conjunto”.

            Na segunda parte da assembleia, houve a presença Dom Paulo Cezar Costa conversando com os participantes sobre sermos uma “Igreja em Saída” como nos recomenda o Papa Francisco. Destacou que os católicos devem estar em comunhão, em unidade, para que assim “saiam as ruas” para evangelizar.  Na sequência os participantes debateram e refletiram entre si, sobre como andas sua atividade pastoral e sobre o que cada um tem feito para evangelizar através dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

            A assembleia terminou com Adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzida pelo Frei Padre Werlen Lopes e pelo Padre Gilmar Florentino.

            A próxima assembleia com os coordenadores de pastorais acontecerá no dia 7 de novembro, em uma outra Paróquia da 1ª Forania a ser definida pelos os párocos de nossa região.

 

Demais fotos:

 

Referências:
Artigo "Importância de ser Católico", de autoria do Padre Eugênio Antônio Bisinoto, C. Ss. R.