Descrição
Na Igreja, desde seu início sempre houve aqueles que servissem ao altar, homens que auxiliassem os ministros sagrados durante a celebração da divina liturgia. Os assim chamados acólitos, ou seja, aqueles que acompanham o diácono, ou na falta deste os sacerdotes nas suas funções sagradas, eram e são ainda hoje os responsáveis por esta função na Igreja.

Decorrente disto, a Igreja, boa Mãe e sábia Mestra, percebeu com o passar dos tempos como seria útil e bom que esta função fosse desenvolvida também por pessoas de idade mais tenra, no caso os ditos coroinhas, ou seja, pequenos rapazes, e em alguns lugares moças, que auxiliam o sacerdote ou o diácono nos serviços do altar.

Nossa paróquia também desenvolve esta pastoral, contanto atualmente com cerca de dez coroinhas que auxiliam nas ditas funções. Sabendo que a liturgia é cume e fonte de toda a vida da Igreja, esta atividade pastoral busca ter como principal fim o amadurecimento da vida cristã destas crianças e adolescentes por meio da liturgia. Neste propósito percebe-se igualmente uma maturação na vida de oração, nas amizades, na vida familiar e nas responsabilidades condizentes com a idade de cada um.

A pastoral tem como objetivo permitir que em seu meio seja possível desenvolver o discernimento de uma possível vocação a vida sacerdotal ou religiosa. Sabendo que quem suscita operários para a vinha é sempre e unicamente o Senhor da Vinha, o que buscamos é a penas dispor de oportunidades para que este convite possa ser ouvido e acolhido se de fato vier da parte do Senhor da Messe. O que fazemos portanto é apenas rezar por mais vocações e apresentar a beleza de uma vida totalmente entregue ao Senhor em sua santa Igreja, para que em um mundo tão conturbado onde muitos negam estes belos valores possam eles encontrar a beleza desta verdade que é o de uma vida totalmente ofertada a Deus. 

 

Padroeiros
- São Tarcísio
- São Pio X
- Beato Adílio Daronch
- Nossa Senhora da Imaculada Conceição

O grupo de coroinhas e acólitos também são conhecidos como Grupo São Tarcísio por causa de seu padroeiro!

 

Brasão
A pastoral tem um brasão, onde na parte superior é possível ver Cristo Sacramentado. Na parte inferior, há na esquerda a imagem de São Tarcísio (padroeiro dos coroinhas) e a direita o emblema de Nossa Senhora Rainha do Universo.
A expressão Introibo ad altare Dei, vem do começo do Ordo Missae da Santa Missa da Forma Extraordinária do Rito Romano (Santa Missa Tridentina), onde o sacerdócio recita "Introibo ad altare Dei, ad Deum qui laetificat juventutem meam!" que significa "Subo ao altar de Deus, o Deus que alegra minha juventude!".

 

Coordenação
- Coordenador: Márcio Barriolo
- Vice-coordenador: Ana Carolina Franco
- Missa Tridentina: Alex Gomes