Descrição

A catequese é a formação permanente da Fé que se inicia no ventre materno e vai até o final da vida. Seu objetivo mais amplo é a formação básica do Catolicismo, visando à recepção do Sacramento da Comunhão e a perseverança na comunidade. Esta é uma tarefa que deve ser de responsabilidade de todos os cristãos e não apenas do catequista.

A preparação para os sacramentos é uma das etapas da Catequese. A catequese é um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas.

“A Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CIC 5). - See more at: http://www.nossasenhoradobrasil.com.br/pastoral/pastoral-da-catequese#sthash.BgTFtbkz.dpuf

“A Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CIC 5).


Objetivos da Pastoral da Catequese

  • desenvolver o conceito de uma Nova Evangelização;
  • despertar as comunidades cristãs, a fim de que sejam comunidades catequizadoras;
  • envolver os diversos grupos pastorais da Paróquia na ação catequética;
  • promover uma catequese de inclusão, com especial atenção aos pobres, jovens, marginalizados e portadores de necessidades especiais;
  • capacitar os catequistas e agentes de pastorais para enfrentar os novos desafios culturais e religiosos;
  • aumentar o número de pessoas, catequistas e catequizandos de todas as idades, melhorando a qualidade de participação dos que já acompanham as atividades da Paróquia;
  • familiarizar adolescentes e crianças com a riqueza da fé Cristã, promovendo vivências e celebrações.


Encontros
Os encontros acontecem todos os sábados, a partir das 9h da manhã.


Coordenadoras

Elizabete Costa e Shirley

 

 

 

 

 

 

Encontros
Segundas as 8h (as reuniões acontecem de 15 em 15 dias)

Coordenadora: Maria Luiza Falcon

 

Descrição
O significado literal da palavra dízimo é dez por cento. Porém muito mais que uma expressão aritmética, o que vale é a fidelidade a Deus e a  consciência de  pertença e responsabilidade na manutenção de uma comunidade.

O dízimo é um ato comunitário. O oferecimento do dízimo não deve ser o alívio de um peso obrigatório nem é uma negociação com Deus. Dízimo é um verdadeiro ato de fé, de gratidão e amor a Deus e ao próximo. É reconhecimento do senhorio de Deus em nossa vida. É obediência a seu mandamento. É pedagogia divina que ensina a organizar e gerir as nossas finanças.

Dízimo é a atualização da dinâmica das primeiras comunidades cristãs, fiéis aos ensinamentos dos apóstolos, quando colocavam seus bens em comum, para que todos tivessem o necessário (At 2, 44).

Dízimo é o ato de buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça. É uma vitória do desapego aos bens materiais, contra o acúmulo, a avareza,  o egoísmo e a falsa segurança.

Dízimo é uma oração silenciosa que atinge profundamente o coração de Deus. É uma das formas de dizer: “Obrigado Senhor, pois se tenho é porque já me deste”. Portanto, antes de ser partilha o dízimo é ação de graças.

Quer ser dizimista?
Procure a secretaria paroquial durante a semana: segundas, terças, quartas, quintas e sextas das 8h as 12h e das 14h as 17h; sábado das 8h as 12h.
Você pode se inscrever também após as missas dominicais (7h, 10h e 19h).

 

 

 

Encontros
Todos os domingos, as 8h30min


Descrição
A pastoral da perseverança é continuação da catequese e preparação para o crisma, ela é uma ligação entre os dois sacramentos e evita que os adolescentes afastem-se da igreja nesta fase de transição.
Depois da Primeira Comunhão os adolescentes só retornavam à igreja na época da preparação para o Crisma, aos 15 anos, porém, esse tempo de 2 a 3 anos acaba sendo muito prejudicial para a formação espiritual desses jovens. Grande parte destas acabava não retornando mais ao convívio da comunidade.
Nesta fase da vida os adolescentes passam por grandes questionamentos e dúvidas em relação a tudo, agressividade, mudanças e descobertas, pois não estão amadurecidos. A participação em um grupo religioso torna-se essencial para que a fé desses jovens não seja minada pelo mundo.
A Perseverança entra nesse espaço, dedicando-se a todas os adolescentes que já fizeram a Primeira Comunhão com até 14 anos de idade. Como esse grupo não visa sacramento em si, como ocorre na Crisma, por exemplo, os encontros são bem animados, com musica, dinâmicas e aprofundamento bíblico, para que possam amadurecer.
Daí vem seu nome, pois é na PERSEVERANÇA que os adolescentes irão amadurecer e sentir-se cada vez mais parte da comunidade.


Coordenadora: Josiane Rosa da Silva